Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

MATEMÁTICA E TECNOLOGIA


Matemática e Tecnologia

“O uso de Novas Tecnologias da Informação nas Aulas de Matemática”, usando o laboratório de informática para explorar as aulas de matemática, pode trazer ao aluno uma ponte entre o ‘aprender’, em turmas desmotivadas e hiper-ativas e com baixo índice de aprendizagem.
Levando em conta que alguns alunos apresentavam dificuldades quanto ao uso do computador, ao longo do tempo eles irão superá-las. Através do uso do computador, os alunos se mostram muito entusiasmados e abertos às novas descobertas, por meio do uso de softwares envolvendo jogos matemáticos, tais como: Tangam, Torre de Hanói, etc. e pesquisas em diversos sites na web.
A partir do “Uso de Novas Tecnologias da Informação nas Aulas de Matemática”, através do uso do computador, alunos desenvolvem um avanço em questões relacionadas à tomada de decisões, raciocínio lógico e estratégias para resolução de questões propostas.
A tecnologia da informação a serviço dos conhecimentos matemáticos é um fator também que desperta o estímulo dos alunos e, além disso, faz com que alunos que antes detestavam esta disciplina, passem a sentir mais prazer ao estudá-la.
Outra questão que é impressionante é o fato de alguns alunos se mostrarem com um raciocínio mais “veloz”, pois através de softwares como “Régua e Compasso” eles podem construir algumas figuras geométricas, sobre orientação do professor ou através de suas próprias criatividades.
Mas, é necessário que o professor domine o uso desse recurso, estabeleça regras e imponha limites, sobre como deverá ser a exploração do computador, pois do contrário, as aulas de matemática deixam de ser um fator que contribui para a aprendizagem, para se tornar apenas aulas de recreação.
Por tanto, é fundamental que o professor de matemática lembre que o laboratório de informática na escola não é dirigido apenas para aulas de informática e que alguns softwares são excelentes ferramentas para despertar estímulo, aumentar o raciocínio lógico, melhorar a tomada de decisões, contribuindo com a aprendizagem dos alunos e despertando o gosto pelo aprender matemática.
Adaptado do trabalho de intervenção: “Utilizando Novas Tecnologias da Informação nas Aulas de Matemática
(Jozeildo Silva)

20 comentários:

  1. Devemos sim explora o uso de novas tecnologias pra melhora nosso conhecimentos não apenas na disciplina de matemática mas nas outras também mas devemos fazer isso visando conhecimento e não diversão.E sem falar que aprenderíamos a usar mais a tecnologia por que no mundo em que vivemos hoje estamos rodeados por essa tecnologia que a cada dia vem crescendo.
    Danilo santos de Oliveira 2º ano M2 Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Danilo!
      O foco deve ser o conhecimento.
      Abraços,
      Prof. Hilnei

      Excluir
    2. também concordo com vocês, muitas vezes em saula de aprendemos coisas novas e a tecnologia é como um professor q dá aulas extras para qualquer disciplina, para aqueles que querem aprender mais fácil e rápido, e deixar mais de lado algumas coisas desnecessárias q também nos ajudam.
      Abração e beijos de Iverson Maia.

      Excluir
  2. O USO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE MATEMATICA É MUINTO UTIL POIS TRASFORMA ALGO QUE SERIA CONSIDERADO CHATO EM ALGO DIVERTIDO,PORÉM SEM SE ESQUECER QUE É UM APRENDIZADO NÃO UMA DIVERSÃO.ESSES METODOS PODERIAM SER UASDOS NÃO SÓ EM MATEMATICA MAIS EM OUTRAS MATERIAS ESTIMULANDO O APRENDIZADO DOS ALUNOS.
    LIDIANE RODRIGUES DA SILVA MATOS 2º ano M2

    ResponderExcluir
  3. Os relatos apresentados são bem significativos para trabalharmos as diversas aprendizagens em sala de aula. E para complementar as ideias, ressalto que o uso do blog é bem diferente de outras publicações, pois gera uma resposta quase que imediata do leitor que, ao fazer comentários, se transforma em interlocutor, estabelecendo um diálogo como se estivesse presente.
    Parabéns pelos textos. Abraços,
    Lana Shirley

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto, e concordo sim, poderiamos usar a tecnologia sim. Isso pode ser uma basica estrategia pra despertar curiosidade para nós alunos, e também a vontade de aprender mais e mais, Professor se o senhor investir nisso nossas aulas vão ficar com gostinho de que quero mas , kkk
    Abraço de sua aluna Sara Cruz Almeida, do 2°M²
    Deus te abençõe !

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto, e eu concordo com o uso de novas tecnologias na sala de aula, pois assim teríamos mais estrategia,informações e muito mais.
    Essa tecnologia desperta curiosidade,e o estimulo dos alunos e assim as aulas de matematica ficariam muito mais interessante para todos nós e não só nas aulas de matematica como nas outras aulas também. Mas uma pessoa que está nos ajudando bastante é o professor Hilnei, parabens professor por tudo que o senhor está fazendo por nós,o texto está muito bem elaborado e cheios de estrategia...e que esse projeto siga em frente
    um abraço de sua aluna jessica Pinheiro, do 2°M².

    ResponderExcluir
  7. concordo cm os comentarios e o cm texto,devemos sim ter acesso a novas tecnologias para as aulas n ficarem tao monotonas e chatas,n é o caso das aulas do professor HILNEI mas diferenciar um pouco é sempre bom!!!!!!!!!!!
    beijos da sua aluna do 2°M2

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o conteúdo passado através do texto .E devemos levar essas idéias adiante ,pois as aulas irão ficar mais descontraidas , tanto na disciplina de matemática quanto nas outras , todas já são maravilhosas imagine se investir-mos em projetos diferenciados como esse que liga o útil ao agradável .
    beijos da aluna Sofia Teodoro do 2°M2.

    ResponderExcluir
  9. muito bom, um texto bem elaborado e que está passando as informações necessárias sobre matemática e tecnologia... E concordo, com o uso da tecnologia nos estudos, pois facilita o aprendizado escolar! by: Ashirley Fratel, aluna do 2°M1.

    ResponderExcluir
  10. Muito destrutivo o texto pelos comentários. Tecnologia na sala de aula seria algo bom, com certeza seria uma aula mais ativa, estimulando os alunos aprenderem mais em si, discutindo os relatos etc.
    Enfim, quero agradecer ao meu querido professor Hilnei pelo trabalho, e por tá sempre nós ajudando. Que seja sempre essa pessoa especial... xD
    Boa noite a todos!

    Waldson Rocha! Aluno do 2°M1!

    ResponderExcluir
  11. É bem interessante, devíamos colocar mais isso em pratica na salas, pois facilitara na aprendizagem e ajudara no futuro. Lucas 2ºM1

    ResponderExcluir
  12. Muito bom texto, concordo que seja ótima essa relação matemática-tecnologia, além de nos proporcionar uma aula muito mais interessante,não que a do Professor Hilnei precise, rs ... Mas também não podemos nos esquecer que nenhuma forma tecnológica substitui a mente humana, então tudo com um pouco de limite é bom, afinal, se não colocarmos nossa mente pra trabalhar um pouco, ela acaba por ficando "preguiçosa".
    Erine Matos, aluna do 2ºM2.

    ResponderExcluir
  13. 'Bom texto , também concordo que seja otima essa relação entre matematica-tecnologia, compreendendo que o uso das tecnologias nos meios tanto tecnológicos como matemáticos são fundamentais,onde através dos mesmo podemos chegar a grandes avanços,e conquistas,tomare que o senhor consigua botar isso em pratica professor.. :) Beijos:Sara Medeiros 2ºM2

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde prof.° Hilney,

    Você postou um ótimo texto! :)

    Eu concordo com a idéia de introdução da tecnologia nas aulas de matemática.Acho que seria uma motivação aos alunos que não se interessam muito pela matéria.Como os jovens de hoje convivem muito com tecnologias,o uso de computadores em salas de aula seria um motivo a mais para fazer com que os alunos participacem mais das aulas,até mesmo pelo fato de já terem se acostumado com aparelhos tecnológicos por perto!

    Eu posso também aqui citar a questão das salas de informática (como é o caso do nosso colégio Teotônio M. D. Filho);raramente os computadores são usados e a sala fica a maior parte do tempo trancada.Acho que se aproveitassemos mais desse meio teriamos rendimento.
    Porém,como diz o texto,temos que saber como usar,com limites e com professores que tenham um certo conhecimento,senão as aulas virariam apenas um meio de recreação.


    Beijo,beijo*

    Fernanda Oliveira- Aluna do 2°m1


    (Sucesso no Blog prof° Hilney!) *-*

    ResponderExcluir
  15. Muito boa essa ideia da tecnologia nas aulas de Matemática, pois, o aluno irá se interessar muito mais, aumentando seu aprendizado e seu conhecimento. Adarlan Barbosa Moreira de Souza, 2ºM2.

    ResponderExcluir
  16. Acho interessante a ideia de unir tecnologia e matematica, com certeza seria muito bom pro aprendizado de todos os alunos, e tornariam as aulas muito mais interessantes !

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do texto , essa ideia de tecnologia nas salas de aulas, é muito bom pois os alunos se interessarao mais ainda com o aprendizado . Rafael Guimarães 2ºM2

    ResponderExcluir
  18. Ola Alunos!
    Parabéns pelos comentários. Certamente utilizarei para melhor dinamismo das nossas aulas pois as mídias alem de fascinar, diverte e educa.
    Abraços,
    Prof. Hilnei

    ResponderExcluir